Avaliação Parcial da I Unidade de Histologia ministrado pelo Prof. Dr. Iolando Fagundes - Odontologia - FAINOR - 1º Semestre. Alunos: Alana Muniz, Ana Luiza Dompsin, Indiara, João Cáudio Borges, João Pedro Chequer, Luciane Castro, Monique Lopes, Mozart Novaes, Rômulo Cardoso, Údine Lima.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Tumores Ósseos


Tumores Ósseos

Tumor é um nódulo ou uma massa que se forma quando células se dividem de forma incontrolável.  A maioria dos tumores ósseos primários, ou seja, que nascem no osso tem causa desconhecida. Os tumores que nascem em outra parte do organismo e se espalham para o osso se denominam lesões ósseas secundárias ou metástases ósseas. Com  o aumento do  tumor há substituição do tecido ósseo sadio por células tumorais, podendo  enfraquecer os ossos e levar a  fraturas patológicas.  Tumores agressivos podem levar à incapacidade ou morte, especialmente se sinais e sintomas não forem detectados de forma precoce.
A maioria dos tumores ósseos são benignos.  Alguns tumores podem se espalhar e levar a metástases à distância e por isso são denominados  malignos. Isso ocorre através do sangue ou do sistema linfático. Muitas vezes, outras patologias como infecção,  fraturas por estresse e outras alterações ósseas  podem lembrar tumores e são chamadas lesões pseudotumorais.



Tipos de tumores ósseos
Os quatro tipos mais comuns de tumores  ósseos malignos são:
Mieloma Múltiplo
O mieloma múltiplo é o tumor maligno primário mais comum do osso.  É um tumor maligno da medula óssea.  O mieloma  múltiplo acomete  cerca de 20 milhões de pessoas por ano no mundo.  A maioria dos casos atinge pacientes com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos.  Qualquer osso pode ser envolvido.
Osteossarcoma
O osteossarcoma é o segundo tumor ósseo mais comum. É um tumor raro e  ocorre em duas ou três pessoas por milhão de pessoas anualmente.  A maioria dos casos ocorre em adolescentes ao redor do joelho.  
Sarcoma de Ewing 
            O sarcoma de Ewing é mais   comum  entre 5 e 20 anos de idade.  As localizações mais comuns são  fêmur, bacia,úmero e escápula.
Condrossarcoma
O Condrossarcoma ocorre mais comumente em pacientes entre 40 e 70 anos de idade.  A maioria dos casos ocorre ao redor do quadril e pelve ou do ombro.
 
Existem muitos tipos de tumores ósseos benignos.  Os tipos mais comuns incluem:
  • Fibroma não ossificante
  • Cisto ósseo simples unicameral
  • Osteocondroma
  • Tumor de células gigantes
  • Encondroma
          


 Sintomas
A maioria dos pacientes com um tumor ósseo sente dor. A dor é geralmente descrita como forte e maçante. A dor pode ou não  piorar com a atividade física e muitas vezes o paciente acorda durante a noite.
Embora tumores não sejam causados por trauma, ocasionalmente, uma lesão tumoral pode começar a doer após episódio traumático que é observado em cerca de metade dos pacientes. Os tumores ósseos podem causar uma lesão que enfraquece o osso podendo levar a fraturas e piora da dor. Alguns tumores podem causar febre e sudorese noturna e muitos pacientes não têm quaisquer sintomas, a não ser uma massa indolor.
Ocasionalmente tumores benignos podem ser descobertos acidentalmente quando raios-X são feitos por outros motivos, tais como uma entorse do tornozelo e tendinites no ombro.
Diagnóstico e Procedimento médico
Se você acha que pode ter um tumor ósseo, consulte um especialista em oncologia ortopédica o mais rapidamente possível para o diagnóstico e tratamento. O médico irá recolher informações detalhadas sobre saúde geral, o tipo do tumor, tamanho, localização e possível extensão da lesão.
O médico irá obter uma história clínica completa. Isto inclui os medicamentos que toma, detalhes sobre os antecedentes de tumores ou neoplasias que você ou seus familiares possam ter tido, e os sintomas que você está enfrentando.



Exame físico

O seu médico irá examiná-lo fisicamente. O foco é a massa tumoral, avaliação de sua textura e localização, qualquer alteração nas articulações e amplitude de movimento. Em alguns casos, o médico pode querer examinar outras partes do seu corpo para avaliar se houve propagação da lesão.

Biópsia
A biópsia é um outro procedimento que pode ser realizado para confirmação diagnóstica em alguns casos. Uma biópsia retira uma amostra de tecido do tumor que será examinada sob um microscópio por um médico patologista. Existem dois métodos básicos de se fazer uma biópsia.
·         Biópsia por agulha: O médico insere uma agulha para remover o tumor de alguns tecidos. Isto pode ser feito no consultório médico com anestesia local, no centro cirúrgico sob anestesia.
·         Biópsia aberta: Neste caso, o médico remove o tecido cirurgicamente. O paciente é submetido  a anestesia geral ou raquianestesia e uma pequena incisão é feita para remoção do tecido tumoral.

O tratamento dos tumores maligno
Se você for diagnosticado com um tumor ósseo maligno, poderá querer ter uma segunda opinião para confirmá-la. Se você tem câncer ósseo, a equipe pode incluir vários especialistas como um oncologista ortopédico, um médico oncologista, um radioterapeuta, um radiologista e um patologista. As metas do tratamento incluem a cura do câncer e a preservação da função do membro. O tratamento depende de vários fatores, incluindo o estadiamento do câncer, ou seja, se ele está localizado ou se espalhou. No caso de um tumor localizado as células cancerosas são contidas ao tumor e área circundante. No caso do tumor ser  metastático ele está propagado pelo resto do corpo. Tumores nesta fase são mais graves e mais difíceis de curar.

Geralmente, o tumor é removido usando cirurgia e em muitas vezes, quimioterapia e radioterapia são utilizadas em combinação com a cirurgia.
Cirurgia de salvamento de membro
Esta cirurgia remove o tumor e a parte do  osso acometido mais uma margem de tecido sadio ao seu redor podendo incluir músculos, tendões, nervos e vasos sanguíneos. O osso retirado  é substituído por um implante metálico (prótese) ou transplante ósseo.
Amputação
A Amputação elimina a parte parcial ou total de um membro quando o tumor é grande ou quando nervos e vasos sanguíneos estão envolvidos. Atualmente existem muitas próteses com ótima função de membros inferiores.
Radioterapia
A Radioterapia pode ser utilizada em  alta dose para matar células cancerosas, encolher tumores e aliviar sintomas dolorosos.
Quimioterapia
Este tratamento é muitas vezes usado para matar células tumorais quando elas se propagaram na corrente sanguínea, mas ainda não podem ser detectados em testes e exames. Quimioterapia é geralmente usada quando tumores cancerígenos têm uma elevada probabilidade de propagação. 

2 comentários:

  1. FIZ UM RX DA BACIA E DEU PEQUENA ILHOTA NA CABEÇA DO FEMUR, ISTO PODE SER UM TUMOR

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma ilhota no iliaco direito de 1cm isso A uns 5 anos estava neste tamanho. E outra de minuta face no esquerdo. Sinto dores no quadril e me trava a perna direita as vezes quando estou com dores. Desde então não fiz mais exames pra ver. O que devo fazer e se pode ter aumentado de tamanho? Eu tenho as minhas plaquetas sempre abaixo do valor normal 128 a 138mil depende nunca souberam o porquê será que pode ser devido a esse problema ?

    ResponderExcluir