Avaliação Parcial da I Unidade de Histologia ministrado pelo Prof. Dr. Iolando Fagundes - Odontologia - FAINOR - 1º Semestre. Alunos: Alana Muniz, Ana Luiza Dompsin, Indiara, João Cáudio Borges, João Pedro Chequer, Luciane Castro, Monique Lopes, Mozart Novaes, Rômulo Cardoso, Údine Lima.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Artrose

-->
Artrose

A artrose é uma doença crônica consequentemente da progressiva deterioração da cartilagem articular originando dor e rigidez articular e uma limitação dos movimentos, que nos casos mais graves, pode provocar o insuficiente funcionamento da articulação afetada. Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundaria: A primária é decorrente do próprio envelhecimento das articulações sendo mais comum em pessoas acima de 60 anos. A secundária é decorrente de algum fator, que tenha abalado a articulação, como uma fratura ou infecção articular. Todas as articulações podem ser envolvidas pela artrose. Contudo, os joelhos, os pés, coluna e ombros são mais afetados.



Causas

É provável que a artrose se inicie com uma anomalia das células que sintetizam os componentes de cartilagem, como o colágeno e os proteoglicanos (substancia que dão elasticidade à cartilagem). Formam-se cavidades diminutas, que enfraquecem a medula do osso, debaixo da cartilagem, pode haver um crescimento excessivo do osso nas bordas das articulações, formando tumefações (osteófitos) que podem ver e sentir-se ao tato, interferido no funcionamento normal. Por fim, a superfície lisa e regular da cartilagem torna-se áspera e esburacada, impedindo que a articulação se possa mover com facilidade.



Diagnósticos

É feito com exame clinico do medico e com exames de imagem como raios-X, tomografia computadorizada e a ressonância magnética. As alterações mais freqüentes no exame são: diminuição do espaço articular, alterações na cartilagem e os osteófitos, chamados também de bico de papagaio.

Sintomas

Em geral os sintomas, desenvolvem-se gradualmente e afetam inicialmente uma ou varias articulações. A articulação pode perder a mobilidade e inclusive ficar completamente rígida. A dor é o primeiro sintoma.



Tratamento
A artrose não possui cura, já que é uma doença degenerativa. Os objetivos são melhorias dos sintomas, principalmente a dor. São usados os analgésicos e antiinflamatórios. Também existem cirurgias. A cirurgia para colocação de prótese são agressivas, melhora os sintomas, d=sendo a junta da pessoa trocada por uma junta artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário