Avaliação Parcial da I Unidade de Histologia ministrado pelo Prof. Dr. Iolando Fagundes - Odontologia - FAINOR - 1º Semestre. Alunos: Alana Muniz, Ana Luiza Dompsin, Indiara, João Cáudio Borges, João Pedro Chequer, Luciane Castro, Monique Lopes, Mozart Novaes, Rômulo Cardoso, Údine Lima.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Policondrite

-->

Policondrite


O que é

Em pacientes com policondrite, o sistema imunitário destrói os tecidos da cartilagem do organismo, com maior incidência o das orelhas, nariz, garganta, válvulas do coração, e outras áreas que estejam em contato com a cartilagem como articulações ou a medula espinhal, ocorrendo de forma
mais freqüente em pacientes entre os 40 e os 50 anos.



Manifestações clínicas

Manifesta-se por dores nos locais da infecção; rubor, edema, febre, fadiga e perda de peso; deformação em certas áreas inflamadas; desequilíbrios e náuseas (inflamações nos ouvidos); dificuldade em respirar (inflamação na traquéia); problemas de visão (inflamações ao nível dos olhos) podendo levar a cataratas; aneurismas, fraqueza ou miocardite (coração); vasculite (pele).



Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na observação do historial do paciente e dos seus sintomas, mas pode ser confirmado por análises do sangue que demonstrem inflamação pela elevada velocidade de sedimentação globular, pela elevada concentração da proteína C-reactiva ou outras e pela análise de biopsias da cartilagem que demonstrem inflamação. Este pode estar associado a outras doenças como a vasculite, granulomatose de Wegener, lúpus, síndrome de Reiter, artrite reumatóide, síndrome de Behcet e outras.



Tratamento

A terapêutica mais utilizada é com antiinflamatórios não esteróides ou com medicamentos derivados da cortisona, sendo que em longo prazo os cuidados com esteróides podem ser benéficos, combinados, por exemplo, com Methotrexate. Outros medicamentos como ciclofosfano (Cytoxan), dapsona, azatioprina (Imunossupressor), penicilamina (Depen, Cuprimine) também permitem moderar a resposta imunitária em relação ás células da cartilagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário