Avaliação Parcial da I Unidade de Histologia ministrado pelo Prof. Dr. Iolando Fagundes - Odontologia - FAINOR - 1º Semestre. Alunos: Alana Muniz, Ana Luiza Dompsin, Indiara, João Cáudio Borges, João Pedro Chequer, Luciane Castro, Monique Lopes, Mozart Novaes, Rômulo Cardoso, Údine Lima.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Escorbuto

-->
Escorbuto

O que é

Deficiências na vitamina C (ácido ascórbico) levam ao escorbuto, doença caracterizada pela degeneração de tecido conjuntivo. Sem esta vitamina os fibroblastos produzem colágeno defeituoso e não são capazes de repor o colágeno antigo. A degeneração se torna mais acentuada em áreas nas quais o colágeno precisa ser renovado com mais freqüência. O ligamento peritoneal que fixa os dentes ao osso alveolar apresenta uma renovação relativamente alta de colágeno, o que leva o indivíduo a perder os dentes quando tem escorbuto.




Agente causador
A principal causa do escorbuto é a não ingestão de vegetais e de frutas frescas. A maioria das plantas e dos animais consegue produzir as suas próprias vitaminas C, entretanto, o homem precisa de uma fonte exógena desta. O ácido ascórbico, como também é chamada a vitamina C, é extremamente importante para a síntese do colágeno no organismo. A pele, as gengivas, os ossos e as mucosas precisam muito da correta síntese desta substância, ficando desta forma mais vulneráveis a um quadro de escorbuto. Além disto, esta vitamina possui importantes propriedades antioxidantes e aumenta a absorção de nutrientes no trato gastrointestinal.
O ácido ascórbico está presente em frutas cítricas e vegetais como batata, espinafre ou brócolis.




Diagnóstico
Sintomas bem específicos levam a suspeita de um caso de escorbuto. Quando pessoas com alterações notáveis no organismo procuram por um médico especialista, este faz uma análise clínica do paciente. Indícios clínicos e uma rápida conversa já faz com que o médico suspeite de falta de vitamina C.
Como a doença é rara atualmente, muitas vezes o médico solicita alguns exames laboratoriais para ter certeza do diagnóstico. Estes podem, por exemplo, indicar anemia devido à redução da absorção intestinal. Quando a certeza é obtida, deve-se dar início imediato ao tratamento mais adequado. O tratamento é simples e os resultados costumam ser bastante favoráveis.
Indivíduos que sofrem de alcoolismo ou de doenças psiquiátricas que levam à desnutrição ficam mais vulneráveis ao desenvolvimento de um quadro de escorbuto. Estes fatores serão levados em conta pelo médico durante a análise do caso. Alergias alimentares também costumam estar relacionadas a esta complicação. É preciso, portanto, informar ao médico estas situações para o correto diagnóstico. Um a três meses de alimentação incorreta já pode desencadear alguns sintomas.



Sintomas

Os principais sintomas desta doença envolvem manifestações dermatológicas, sangramentos espontâneos, inflamações e dores. Podemos destacar, por exemplo:
  • Dor óssea;
  • Edemas;
  • Hipertrofia gengival;
  • Depressão;
  • Alterações de humor;
  • Cabelos quebradiços;
  • Queda de dentes;
  • Dor nas articulações;
  • Feridas com dificuldade de cicatrização;
  • Fraqueza;
  • Sangramento gengival.
Prevenção
Manter bons hábitos alimentares é uma medida que atua efetivamente na prevenção e no tratamento não somente desta como de diversas outras doenças. O escorbuto é uma complicação praticamente toda relacionada à má alimentação, portanto, é através do monitoramento desta que a doença pode ser prevenida.
É muito importante o consumo freqüente de verduras e de frutas frescas. Alimentos ricos em ácido ascórbico são considerados anti-escorbúticos e devem estar presentes na dieta de todas as pessoas. Frutas ácidas como kiwis, tangerinas e limões, por exemplo, não podem ficar de fora. Pimenta-vermelha, brócolis, batatas e espinafres são outros alimentos que precisam ser ingeridos. Uma dieta balanceada é a principal forma de prevenção desta doença.

 Tratamento

O tratamento é basicamente realizado através da reposição de vitamina C no organismo do indivíduo. Porém, a quantidade pode variar bastante de caso para caso e é extremamente necessário o acompanhamento médico. A ingestão correta de ácido ascórbico precisa ser feita por cerca de um a três meses. Após este período muitos sintomas já começam a apresentar uma melhora considerável.
Após o início da suplementação, por exemplo, alguns sintomas como fadiga, dor no corpo e letargia já melhoram em 24 horas. Cerca de uma a duas semanas do inicio do tratamento até mesmo as hemorragias e as inflamações possuem melhora. No máximo em três meses os casos de escorbuto são controlados.
Apesar da vitamina C estar disponível para consumo em forma de cápsulas ou comprimidos, por exemplo, uma dieta balanceada é sempre o melhor remédio. Para que os sintomas desapareçam por completo e para que a doença não deixe seqüelas um médico deve ser procurado diante de quaisquer sintomas.
Consultar um médico periodicamente é fundamental para o tratamento de diversas doenças, pois, desta forma, o diagnóstico pode ser precoce e os sintomas mais facilmente tratados. Mesmo sendo o escorbuto uma doença de fácil tratamento, o acompanhamento médico é muito importante, pois somente um especialista pode analisar corretamente cada caso e indicar as medidas a serem tomadas para a supressão do problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário